Mercadologia

  • Com origem no Marketing, é o conjunto de atividades que visam orientar o fluxo de bens e serviços do local onde são gerados para os consumidores ou usuários. Em sentido mais restrito, é o conjunto de técnicas coordenadas que permitem a uma empresa conhecer o mercado presente e potencial para determinado produto com a finalidade de maximizar o volume de vendas. Para os monopólios, a mercadologia tem importância secundária, mas quando a empresa produz para o mercado, precisa prever o que, quando, onde, com que imagem, em que quantidade e a que preço será possível colocar o produto.
  • A mercadologia utiliza técnicas fundamentadas em estatística, demografia, geopolítica, legislação aplicável à área objeto de análise, utilização dos meios de comunicação e econometria, recolhe dados e as transforma em informações. O marketing recolhe as informações e a transforma em conteúdo.

Marketing Mercadologia

  • Conjunto de técnicas, métodos e processos que visam atender as necessidades dos clientes criando, comunicando,entregando e trocando ofertas de produtos e serviços que tenham valor para os eles, visando também o desenvolvimento das vendas e correspondendo aos objetivos da empresa.
  • Conjunto de tarefas e atividades que visam atender de forma adequada o mercado através de seu estudo, planejando a distribuição de seus produtos, operando lucrativamente, respondendo às necessidades/gostos/hábitos e preferências dos consumidores e agindo de acordo com a competição com o propósito de conquistar a maior parte possível do mercado consumidor.

Pesquisa mercadológica

  • Uma vez definido qual é o problema a ser pesquisado, chega o momento de criar um plano de ação para executar a pesquisa mercadológica. É preciso definir: Quais serão as fontes consultadas; Qual será a metodologia para consultar o mercado; Quais serão os perfis que farão parte da amostra de pessoas que participarão da pesquisa; Qual será o cronograma para essas ações.

Foco

  • Entender melhor as expectativas dos consumidores; Analisar sua força diante dos concorrentes; Descobrir oportunidades para expansão; Aumentar o valor da sua marca; e Investigar vários outros aspectos do seu negócio.

Go to Market

  • Quem é seu alvo, o público para o qual você deseja vender? Onde ele está? O que valoriza? Por quais motivos escolheria você diante de tantas opções? Como você vai atingi-lo para que compre seu produto?
    Onde seu produto será vendido? Como será divulgado? Quanto vai custar?